Atendimento: (27) 3324-3877 e (27) 3324-3795



Notícias



8 de março – Desejamos mais que parabéns

Força e sensibilidade são algumas das características encontradas em profissionais do sexo feminino. A paixão e o comprometimento pelas causas e pela profissão já foram notadas pelas instituições e empresas – que querem cada vez mais a dedicação feminina no mercado de trabalho.

Hoje, dia 8 de março de 2018, nós, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), vamos além da apresentação dos números e, através deste manifesto, iremos mostrar que a luta pela equidade de gênero também é nossa.

Cada vez mais as mulheres ocupam funções executadas somente por homens no passado. Esse processo de inserção feminina no mercado se intensificou nas últimas décadas, e não é diferente na Medicina Veterinária e na Zootecnia. Mas ainda é preciso mais.

Desde a década de 1970, o número de mulheres na Medicina Veterinária aumenta progressivamente no Brasil e no mundo. Hoje, são 118.339 médicos veterinários atuantes no Sistema Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs). Desses, 59.856 são homens (51%) e 58.437 são mulheres (49%).

No Espírito Santo, as mulheres já representam metade dos profissionais de medicina veterinária. E utilizando da matemática detalhista, podemos dizer até que são a maioria: 875 mulheres e 871 homens.

As mulheres têm assumido funções nos diferentes campos da Medicina Veterinária, inclusive na área de animais selvagens, que exige práticas normalmente associadas à imagem masculina, como o arremesso de dardos anestésicos, a lida com feras, o manejo de grandes carnívoros e animais peçonhentos.

Na Zootecnia, a evolução também é perceptível. As mulheres estão se capacitando para assumir não apenas as funções técnicas, mas também para assumir cargos de comando e liderança, antes predominantemente masculinos.

No Brasil há 8.912 zootecnistas. Deste total, 2.713 (30%) são mulheres e 6.191 (69%) são homens. Já no Espírito Santo, do total de 136 zootecnistas inscritos no CRMV-ES, 43 (32%) são mulheres e 93 (68%) são homens.

Hoje queremos, além de parabenizar todas as mulheres, desejar reconhecimento, respeito, equiparação de gênero e sucesso! Que as lutas, sejam elas pelas causas animais, sejam pelos próprios direitos da mulher, triunfem.

Parabéns médicas veterinárias, zootecnistas e todas aquelas que doam-se às suas profissões, seja às causas animais, ambientais, ao ensino, ao cuidado com o paciente ou à saúde pública.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES)

*Com informações da ASCOM CFMV