Doze julgamentos de Processo Ético-Profissional no primeiro trimestre de 2018

Ontem, dia 8 de março, foi realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) o último julgamento de Processo Ético-Profissional do primeiro trimestre de 2018. Durante todo o dia quatro processos ético-disciplinares foram julgados.

Uma das infrações foi de um profissional realizando cirurgia em consultório e, acrescentando o fato, que as condições eram insuficientes para realização da mesma. Destaca-se que é proibida a realização de cirurgia em consultório. Foram identificadas imperícia, imprudência e negligência por parte do (a) profissional e, portanto, a penalidade foi a suspensão do exercício profissional por 30 dias, com aplicação de multa no valor de R$ 3.000.

A segunda infração foi novamente de um profissional com atividade de clínica veterinária em consultório. Após identificada imprudência e negligência, foi determinada a censura pública com aplicação de multa no valor de R$ 2.000.

Outra infração julgada na última quinta-feira foi profissional que prestou falso testemunho em depoimento de Processo Ético-Profissional, sendo, assim, conivente com conduta antiética de outro colega. A penalidade foi censura pública com multa de R$ 2.000.

O último julgamento foi de um profissional que emitiu Atestado de Sanidade Equino contendo apenas a assinatura, sem informações relevantes. O caso foi julgado e a penalidade definida em censura confidencial e multa de R$ 500.

Resultados do trimestre

Somando os Processos Ético-Profissionais realizados no dia 6 de fevereiro, no dia 2 de março e neste dia 8 de março, foram julgadas 12 infrações ético-disciplinares no primeiro trimestre de 2018. Deste total, oito foram resultado da atuação do setor de fiscalização do CRMV-ES.

Todos os processos julgados precisam ainda aguardar o prazo de 30 dias para, se assim quiser, o denunciado (a) apresentar recurso ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Após este prazo, as penalidades públicas serão devidamente divulgadas e executadas.

ASCOM CRMV-ES