Atendimento: (27) 3324-3877 e (27) 3324-3795



Notícias



CRMV-ES na Comissão Nacional de Fiscalização

 

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil possui 92 fiscais atuando nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) de todo o país. Deste total, somente 22 são médicos veterinários. Para zelar pela integração da fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs, auxiliar e orientar os profissionais atuantes neste setor, há no CFMV a Comissão Nacional de Fiscalização (CNAF). Na última semana, no dia 10 de maio, os novos integrantes da CNAF foram empossados e entre os sete novos integrantes da CNAF está a médica veterinária e ex-conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) Virgínia Teixeira do Carmo Emerich.

A CNAF tem como objetivo propor diretrizes para ações de fiscalização, revisar e propor atualização e parâmetros para mensuração da aplicação da legislação referente à fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs, inclusive dos modelos de instrumentos e formulários de fiscalização, tais como Termos e Autos de Infração e Multa, analisar demandas e necessidades dos CRMVs relativas à fiscalização e propor desdobramentos e soluções que atendam a todo o Sistema.

A comissão sugere ainda aspectos mínimos relativos à estrutura e equipamentos para os setores e ações de fiscalização, treinamentos e capacitação dos fiscais do Sistema CFMV/CRMVs; além de fomentar encontros anuais e sugerir indicadores para os fiscais do Sistema CFMV/CRMVs.

A nova composição da CNAF tem como presidente José Pedro Soares Martins (CRMV-RS), Presidente, Fernando Rodrigo Zacchi (CRMV-SC), Raimundo Alves Barreto Júnior (CRMV-RN), Emanoel Elzo Leal de Barros (CRMV-DF), Odemilson Donizete Mossero (CRMV-SP), Luiz Cesar Cavalcanti Pereira da Silva (CRMV-RJ) e Virginia Teixeira do Carmo Emerich (CRMV-ES).

Virgínia é médica veterinária graduada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1999. Ela é mestre em Epidemiologia e em Medicina Veterinária Preventiva, especialista em Atenção Primária à Saúde e em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio Libanês.

A representante do Espírito Santo na CNAF trabalha na Prefeitura Municipal da Serra desde 2003 e atua nas áreas de Vigilância Sanitária, Saúde Pública, Medicina Veterinária Preventiva e Controle de Zoonoses.

Virgínia destaca que os médicos veterinários e zootecnistas do Espírito Santo estão sendo representados não apenas na CNAF, mas também na vice-presidência, com o médico veterinário e ex-presidente do CRMV-ES Luiz Carlos Barboza Tavares, e na Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica (Conret) com a médica veterinária e ex-tesoureira do CRMV-ES Daniele da Costa. “É uma honra muito grande representar meu estado numa comissão tão importante do CFMV e que leva ao cumprimento de uma função primordial do conselho, que é a de fiscalizar. Contudo, não queremos que nossos colegas a percebam apenas com caráter punitivo. A fiscalização tem cunho orientativo e educativo, não só aos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, como também a toda a sociedade”, conta.

“Minha contribuição baseia-se num grande trabalho e aprendizado que vivi na participação de duas gestões do CRMV-ES. Ao lado de brilhantes colegas, temos grandes expectativas de contribuir nesta comissão, apoiando os regionais e propiciando maior aprendizado e efetividade nas ações de fiscalização em todo o sistema”, afirma Virgínia.
 
Ascom CRMV-ES
*Com informações da Ascom CFMV