Atendimento: (27) 3324-3877 e (27) 3324-3795



Notícias



Educa CRMV-ES: Cerca de 40 profissionais aprenderam mais sobre emergências oftálmicas

Glaucoma agudo, exoftalmia traumática, perfuração ocular e úlcera de córnea profunda estiveram entre os assuntos abordados na primeira edição do Educa CRMV-ES, que aconteceu na última semana, dia 28 de junho, no Auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES). Com o tema “Emergências Oftálmicas”, a médica veterinária com especialização em oftalmologia Dra. Úrsula Guberman pôde passar conhecimento a cerca de 40 médicos veterinários que participaram gratuitamente do evento.

O evento permitiu aos participantes aprender como detectar uma emergência oftálmica em pequenos animais, realizar os primeiros passos do atendimento deste tipo de emergência e quando e como devem encaminhar o animal a um especialista. De acordo com a palestrante, “na maioria das vezes o primeiro profissional a ser procurado é o clínico geral de emergência, não o especialista. Por isso é importante que todo clínico tenha um conhecimento básico sobre oftalmologia, para saber como proceder e como encaminhar”. A Dra. Úrsula abordou diversos tópicos e exemplos com casos que requeriam cuidados oftálmicos.

“Os colegas conseguiram tirar dúvidas a respeito das doenças e foi muito proveitoso. Foi muito importante essa iniciativa do CRMV-ES, pois cria a oportunidade dos colegas atuantes se conhecerem e aprenderem um pouco sobre temas específicos. Todos têm muito a ganhar com esse projeto”, disse.

Para a médica veterinária atuante em clínica de pequenos animais no município de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, Tany Alvarenga, o Educa CRMV-ES permitiu o primeiro contato profissional com o CRMV-ES após a entrega da carteira, há mais de dois anos e o conhecimento de uma área que, até então, não possuía muita familiaridade. “Esse projeto me surpreendeu muito. Além de trazer conhecimento de forma atualizada, também é uma forma de interagirmos com outros médicos veterinários, de conhecer novas pessoas, conhecer novas áreas dentro de nossa profissão e abrir nossa cabeça para novos horizontes.”

O primeiro evento do Educa CRMV-ES também contou com a participação de Thais Acerbi Furieri, promotora técnica da Estima Distribuidora - apoiadora do evento. Thais pôde passar aos profissionais informações sobre um medicamento que contribui para a prevenção de doenças em animais domésticos idosos.

Educa CRMV-ES

O evento deu início ao novo projeto de capacitação e educação continuada do CRMV-ES, o Educa CRMV-ES. A proposta visa permitir a atualização dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas do Espírito Santo com a oferta mensal de eventos gratuitos.

O Educa CRMV-ES é a concretização de uma proposta de campanha da atual gestão do CRMV-ES – que tem o objetivo de aproximar os médicos veterinários e zootecnistas do Conselho, investindo na atualização dos profissionais.

A primeira palestra, de Emergências Oftálmicas, foi organizada pela Comissão de Medicina Veterinária de Pequenos Animais, presidida pelo médico veterinário e tesoureiro do CRMV-ES Victor Espíndula Bauer Gava Milanez e que possui como membros os médicos veterinários Márcio de Queiroz Arantes, Daniel Galante Brezinski, Thaiz de Deco Souza e Aline Carvalho Galante Vieira.

“Iniciamos muito bem o nosso projeto. A palestra da Dra. Úrsula Guberman foi ótima, bem explicada e trouxe casos reais, apresentando o tema de maneira sóbria. Todos gostaram muito e elogiaram a conduta do CRMV-ES de criar esse projeto que aproxima a classe de médicos veterinários e zootecnistas levando conhecimento aos profissionais”, afirmou Victor Milanez.

Assessoria de Comunicação do CRMV-ES