Atendimento: (27) 3324-3877 e (27) 3324-3795



Notícias



Novos eventos do Educa CRMV-ES e Fórum de Educação estiveram entre as pautas da Comissão de Ensino e Educação Continuada

A Comissão de Ensino e Educação Continuada (CEEC) do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) iniciou neste mês projetos que visam a aproximação do Conselho com as instituições de ensino do Espírito Santo e a capacitação de profissionais médicos veterinários e zootecnistas. Durante reunião da Comissão, realizada no último dia 06, foram abordados temas como o Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, a criação de novos eventos para o Educa CRMV-ES, a expansão do Educa CRMV-ES na área acadêmica, a capacitação de docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado, entre outros.

O objetivo da CEEC é promover eventos para profissionais, além de atender as demandas do CFMV na intenção de melhorias do ensino em medicina veterinária e zootecnia e estreitar os laços do conselho com a comunidade acadêmica, desenvolvendo ações, eventos, canais de comunicação e palestras para valorização das profissões, dos profissionais e da ética.

Formada por oito profissionais que estão diretamente ligados à área acadêmica e fazem parte do corpo docente das IES do estado, a Comissão tem como presidente a médica veterinária Dra. Roberta Valeriano dos Santos e como membros os médicos veterinários Dr. Diogo Vivacqua de Lima, Me. Priscila Camargo Granadeiro Farias, Dr. Felipe Berbari Neto, Me. Renata Conti Ramos, Dr. Rodrigo Viana Sepulveda, Me. Thiago Oliveira de Almeida e Dra. Yolanda Christina de Sousa Loyola.

“Queremos aproximar o CRMV-ES das instituições de ensino, realizando palestras voltadas para os profissionais formados e para os estudantes universitários. Procuramos essa integração entre a autarquia federal, regional e os médicos veterinários e zootecnistas através do ensino, de cursos, enfatizando a ética profissional, permitindo a capacitação em relação a diversos temas e a compreensão de como é a atividade do CRMV”, afirma a presidente da CEEC Roberta Valeriano dos Santos.

Roberta conta ainda que a CEECestá entrando em contato com representantes da Comissão da gestão anterior do CRMV-ES para que a atual formação não apenas crie projetos, mas também dê continuidade aos trabalhos desenvolvidos anteriormente.

FÓRUM

Um dos temas debatidos em reunião foi a participação do CRMV-ES no Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, que acontecerá no dia 30 de julho, em Brasília. Na ocasião, a CEEC fará uma apresentação sobre as ações em andamento no CRMV-ES, bem como explicitar os temas de interesse a serem tratados no próximo Seminário Nacional de Educação em Medicina Veterinária (SENEMV).

A Comissão identificou ainda algumas necessidades da CEEC e dos Conselhos e as levará para conhecimento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Entre elas, a necessidade da realização de palestras nos Estados para divulgar o projeto de Acreditação dos cursos de medicina veterinária e melhorar a disponibilidade de informações sobre o processo de acreditação no site do CFMV.

EDUCA CRMV-ES

Outro tema muito debatido durante a reunião foi o Educa CRMV-ES, novo projeto de capacitação e educação continuada do CRMV-ES, que visa a atualização dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas do Espírito Santo com a oferta mensal de eventos gratuitos. O Educa CRMV-ES foi iniciado no dia 28 de junho, com a palestra Emergências Oftálmicas.

A CEEC já definiu outros três eventos para o mês de agosto: “Educação Financeira: Como reduzir impostos e controlar as finanças para autônomos e empresas”, “Investigação de Surtos” e “TABWIN Básico”.

O evento que tem como tema “Educação Financeira: Como reduzir impostos e controlar as finanças para autônomos e empresas”, voltado para médicos veterinários autônomos e empresários, acontecerá no dia 07 de agosto, das 19h30 às 21h30, no Auditório da Faculdade Multivix, em Vitória. Quem irá ministrar a palestra serão o contador Glauber Machado e o consultor organizacional Pedro Nery.

Já no dia 15 de agosto o médico veterinário Dr. Gilton Luiz Almada irá ministrar a palestra “Investigação de Surtos”. Voltado para médicos veterinários da área de Vigilância em Saúde, o evento irá reunir até 50 profissionais no Auditório do CRMV-ES, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Outro evento organizado pela comissão é o de Tabwin Básico. Ainda com data a ser definida, a palestra também terá à frente o médico veterinário Dr. Gilton Luiz Almada, porém será realizada no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), em Colatina.

INTEGRAÇÃO

Durante reunião da CEEC também foram realizadas propostas para aproximação do CRMV-ES com as instituições acadêmicas e profissionais já formados, como a criação do Educa CRMV-ES na versão acadêmica, o agendamento de visitas técnicas no Conselho com alunos da disciplina de Deontologia, a unificação das palestras de ética e valorização do médico veterinário e do zootecnista, assim como as funções do CRMV, para manter um canal de comunicação junto às instituições, a criação de curso de capacitação para docentes das IES sobre a importância do CRMV, o Código de Ética, resoluções e normativas do CFMV, e a criação de uma Liga Acadêmica entre as IES para divulgação de palestras, grupos de estudos, semanas acadêmicas e cursos.

“Tudo o que pensamos em fazer ainda precisa do aval e apoio das IES. Mas acredito que haja um interesse geral de todos, e estamos trabalhando confiantes de que essa integração entre a autarquia e as instituições de ensino será muito benéfica para a classe”, disse a presidente da CEEC.

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-ES