Atendimento: (27) 3324-3877 e (27) 3324-3795



Notícias



CRMV-ES realiza cerimônia de entrega de carteira profissional

Novos médicos veterinários receberam registro profissional e estão aptos para exercer legalmente a medicina veterinária

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) recebeu, na tarde do dia 06 de outubro, 11 novos médicos veterinários para cerimônia de entrega das carteiras profissionais. Na ocasião, além de receberem o documento obrigatório para o exercício da profissão, os profissionais tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compreender melhor a função dos conselhos de classe.

À frente da solenidade estiveram o presidente do CRMV-ES Luiz Carlos Barboza Tavares, o secretário geral Alexandre Câmara dos Santos e a tesoureira Daniele da Costa. Durante a cerimônia foram abordados temas como as responsabilidades do CRMV-ES e o papel fiscalizador da instituição, os desafios do conselho diante do exercício ilegal na medicina veterinária e zootecnia, a diferença de conselhos de classe e sindicato, possibilidades de cassação de registro e da permissão para exercer atividades ligadas à profissão, processos administrativos, ética profissional, entre outros.

De acordo com a tesoureira do CRMV-ES Daniele da Costa, o objetivo da cerimônia vai além de entregar as carteiras profissionais. “Este momento é fundamental para que possamos orientar os novos profissionais e explicar a eles como o CRMV-ES age junto aos médicos veterinários e zootecnistas. Buscamos também falar sobre a rotina da fiscalização com o objetivo de tornar os profissionais mais próximos do conselho e mostrar que nossa atuação é para a preservação da profissão”, contou.

Segundo o presidente do CRMV-ES Luiz Carlos Barboza Tavares, é significativo o crescimento do número de profissionais médicos veterinários inscritos no CRMV-ES. “A exemplo do país, há também um aumento de profissionais no Espírito Santo. Temos no estado cinco instituições que oferecem cursos de medicina veterinária”, afirmou. O presidente disse ainda que é necessário explicar o papel do conselho e a diferença em relação ao sindicato para que os novos profissionais consigam enxergar todo o trabalho desempenhado pela instituição.

Novos profissionais

Recém formada em medicina veterinária pela Universidade Vila Velha (UVV), Bruna Santos Neves estava entre os novos profissionais que participaram da cerimônia. “Espero e procuro ser uma boa profissional, pautada na ética, e mostrar que a nossa profissão merece ser reconhecida diante do trabalho tão importante que desempenhamos”, contou.

Para Mariuza Tomazelli da Costa, recém formada em medicina veterinária pela Faculdade Multivix de Castelo, receber a carteira profissional foi um momento muito importante para sua carreira. “Eu enfrentei grandes desafios para conseguir concluir o curso de medicina veterinária. Por mais que seja uma cerimônia simples e rápida, estar aqui no Conselho, recebendo a minha carteira profissional junto aos meus futuros colegas de profissão é uma grande vitória. Sinto-me emocionada como na colação de grau”, disse.

Mariuza contou ainda que foram tantas teorias e exercícios práticos voltados para o conhecimento específico da profissão, que durante a faculdade não possuía conhecimento sobre o papel do CRMV-ES. “Agora sim pude compreender o papel e a importância do Conselho de Medicina Veterinária”, afirmou.

Carteira Profissional

O documento obrigatório para o exercício da profissão garante que o profissional possui a formação necessária para atuar nas diversas áreas da medicina veterinária.