Outubro Rosa: campanha reforça a importância da prevenção contra o câncer de mama
A campanha Outubro Rosa de 2025 chegou, colocando em evidência a importância do autocuidado. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) apoia esta causa e reforça que a atenção faz toda a diferença quando o tema é saúde. Ações de prevenção podem auxiliar num diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda, desde 2008, que mulheres iniciem o rastreamento mamográfico anual a partir dos 40 anos de idade.
E, em setembro deste ano, o Ministério da Saúde fez um anúncio considerado histórico para o país: a partir de agora, mulheres de 40 a 49 anos podem realizar a mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) mesmo sem sinais ou sintomas da doença, mediante decisão conjunta com o profissional de saúde. A decisão facilitará o acesso de muitas brasileiras ao exame.
Médicas-veterinárias e zootecnistas, mantenham o check-up médico em dia. E lembrem-se que o autoexame é um aliado: apesar de não substituir a consulta médica, por meio dele é possível identificar alterações no corpo e buscar ajuda. Homens também podem contribuir com a causa compartilhando informações e apoiando familiares e colegas.
Prevenção é sinônimo de cuidado, amor-próprio e zelo pelo futuro. Coloque sua vida em primeiro lugar!