Campanha Novembro Azul reforça sobre prevenção contra o câncer de próstata
A campanha Novembro Azul de 2025 é um lembrete sobre autocuidado e responsabilidade. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) apoia esta causa e reforça que cuidar da saúde também é um ato de coragem.
No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2020 e 2024, o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos aumentou 32% no SUS.
Esse dado revela uma mudança de comportamento: homens estão buscando atendimento mais cedo. Mas também traz um alerta de que ainda há muito a ser feito para vencer o tabu e o preconceito. É fundamental buscar informações de fontes confiáveis para tirar dúvidas e compreender como são os exames de prevenção.
A investigação do câncer de próstata se dá por meio de dois exames iniciais: o de sangue para dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o de toque retal. Para confirmar a doença, o médico orienta pela realização de biópsia, caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).
Por essas razões, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) reforça que a consulta periódica ao urologista é essencial. Homens devem manter um acompanhamento médico ao invés de esperar por sintomas para buscar ajuda, pois o câncer de próstata costuma ser “silencioso” (assintomático) em suas fases iniciais. ⚠️ E o diagnóstico precoce faz toda a diferença: quando identificado no início, as chances de cura podem chegar a 90%.
Médico-veterinário e zootecnista, assim como vocês cuidam da saúde e do bem-estar animal, é preciso cuidar de si mesmos.
O CRMV-ES apoia esta causa e traz o lembrete: prevenção é cuidado, amor-próprio e compromisso com o futuro. Agende seu check-up médico, converse com um profissional de confiança e deixe o preconceito de lado. Coloque sua saúde em primeiro lugar!
