CRMV-ES abre inscrições para treinamento para RTs de ações de controle populacional
O curso, em parceria com a Seama, tem o objetivo de trazer conteúdo teórico e prático, seguindo as diretrizes da Resolução do CFMV nº 1596/2024
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), realizará um treinamento para Responsáveis Técnicos (RTs) de prefeituras municipais promotoras ou participantes de programas ou projetos de controle populacional de cães e gatos no ES. O treinamento será no dia 02/06 (segunda-feira), das 8 às 17 horas, no auditório do Sebrae, em Vitória/ES.
O responsável por ministrar o curso será o médico-veterinário e assessor técnico do CRMV-ES, Andreey Teles. Ele abordará desde os desafios na elaboração e monitoramento de um projeto de castração até os processos administrativos junto ao CRMV-ES, trazendo informações sobre a legislação atual, orientações sobre como preencher formulários e o cadastro de ART no Conselho, entre outros. Gestores, médicos-veterinários de iniciativas privadas e outros interessados também poderão participar.
A inscrição é gratuita, via formulário: clique aqui e participe!
Desde janeiro de 2025, o CRMV-ES iniciou o mapeamento das prefeituras e das ações de controle populacional que estão sendo realizadas ou idealizadas pelos municípios. Também foram solicitadas as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para os municípios que estão com projetos atuantes. A chefe do Setor de Fiscalização do Conselho, Talita Calegário, também estará presente para participar da conversa com os profissionais.
Atualmente, uma das formas encontradas pelos municípios para realizar castrações é por meio do acesso ao programa PetVida, uma iniciativa da Seama, visando gerenciar as populações de cães e gatos em situação de vulnerabilidade ou abandono, e promover o bem-estar e a proteção dos animais no Estado do Espírito Santo. A adesão dos municípios ao programa não é obrigatória, mas já tem sido reconhecida no cenário capixaba e nacional como uma das principais políticas públicas direcionadas para o tema. No curso, o secretário da Seama apresentará o programa, desafios e perspectivas aos participantes.
Ao promover o treinamento, o CRMV-ES tem o intuito de instruir, aprimorar e exigir a qualidade dos serviços prestados, de modo a zelar pelo bem-estar animal, seguindo as diretrizes da Resolução do Conselho Federal.
Leia a Resolução do CFMV nº 1596/2024 aqui.
Confira a programação completa abaixo:
08h – Recepção e credenciamento com café da manhã de boas vindas
09h – Abertura (CRMV-ES / Seama)
09h30 – Programa Estadual de Bem-estar Animal Pet Vida: Desafios e perspectivas. Apresentação com Felipe Rigoni, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
10h – Início do treinamento com Andreey Teles. Introdução aos projetos de castração
11h – Principais desafios na elaboração e monitoramento de um projeto de castração: ambientes; equipamentos; fluxo; acesso/circulação de pessoal; pós-cirúrgico; destinação de resíduos; questões administrativas
12h15 – Intervalo para almoço
13h30 – Processos administrativos relacionados aos projetos junto ao CRMV-ES: relatórios, formulários e cadastro de ART no sistema
14h30 – Coffee break
15h – Legislação associada
16h30 – Discussão aberta , com Andreey Teles e a chefe do Setor de Fiscalização do CRMV-ES, Talita Calegário
17h00 – Encerramento
O bem-estar animal é um assunto cada vez mais relevante não só para profissionais da área, mas para todos, considerando as diversas mudanças que vêm ocorrendo na sociedade. E a participação ativa de municípios e do estado nessa pauta se torna fundamental.
Saiba mais
ANDREEY TELES
Médico-veterinário e assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES)
É Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Veterinária e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialização em Doenças Infecto-contagiosas dos animais domésticos também pela UFRPE. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB).
Exerceu funções como assessor técnico e coordenou as Comissões Assessoras do CRMV-PB. Exerceu docência universitária por 10 anos e já foi coordenador de curso de Medicina Veterinária (2018 a 2020). Foi assessor técnico do CRMV-RN.
Também já atuou como assessor técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Atualmente, além de estar como assessor técnico do CRMV-ES, assessora a Comissão para Assuntos Institucionais do CFMV. Também é membro do Grupo de Trabalho PL Ato médico-veterinário (GTPLAM/CFMV).
TALITA CALEGÁRIO
Chefe do Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES)
Graduada em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV). É agente fiscal do CRMV-ES há 10 anos, e ocupa a chefia do Setor de Fiscalização há 8 anos.
Atualmente é membro do Grupo de Trabalho de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (GTFISC/CFMV). Em 2024, seu trabalho foi cedido de forma temporária ao CRMV-AC, para contribuir com a realização de diligências e ações fiscalizatórias.
FELIPE RIGONI
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama Espírito Santo)
É mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford na Inglaterra. Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, foi presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores.
Eleito o primeiro deputado federal cego da história do Brasil, foi considerado o melhor parlamentar capixaba da legislatura 2019/2022 no Congresso Nacional. Relatou o projeto de lei que instituiu o Governo Digital e modernizou os serviços públicos. É presidente estadual do partido União Brasil.