CRMV-ES promoveu curso inédito de educação continuada em Medicina Veterinária Legal no ES | Confira as fotos
Evento reuniu profissionais para três dias de conteúdos teóricos, estudos de caso e debates
Este mês, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) promoveu o I Curso de educação continuada em Medicina Veterinária Legal do Estado, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL). O evento aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no auditório do CREA-ES, em Vitória, e reuniu mais de 80 médicos-veterinários de diferentes municípios capixabas.
Com carga horária total de 24 horas, o curso foi gratuito e composto por palestras, debates e muitos estudos de caso. Os participantes tiveram acesso a temas como conceitos básicos de Medicina Veterinária Legal, perícia veterinária, responsabilidade técnica, processos administrativos, cadeia de custódia, elaboração de documentos médico-legais, perícia de animais no abate, atuação em situações de maus-tratos e boas práticas de necropsia forense, entre outros. A programação também incluiu análises de casos midiáticos e discussões de situações reais.
O curso, que já passou por outros estados brasileiros, é organizado e ministrado pelos médicos-veterinários Daniel de Araújo Viana, Esther Espejo, Elan Cardozo Paes de Almeida e Aline Luciana Rodrigues. Eles compartilharam experiências e diversas orientações práticas com os presentes.
A médica-veterinária Esther Espejo, atual presidente da ABMVL, ressaltou que a Medicina Veterinária Legal é uma especialidade, como outras dentro da Medicina Veterinária, o que demanda tempo de estudo e prática.
“Esse curso, que é de educação continuada, é só o começo para quem se interessa pela área. Esperamos que muitos profissionais tenham terminado o curso empolgados para continuar essa capacitação na área da Medicina Veterinária Legal. A perícia é apenas uma das áreas possíveis de atuação. Ao se especializar, a pessoa também poderia dar aulas, por exemplo, ou prestar assessoria técnica parlamentar, ou trabalhar com produtos de origem animal. Existem possibilidades”, comentou.
Para ela, o evento – o primeiro a ser realizado no Espírito Santo – foi um sucesso. “Tivemos o auditório lotado nos três dias e pudemos trazer um pouco sobre os diversos temas que abrangem a Medicina Veterinária Legal. Esperamos que mais eventos em parceria com o CRMV-ES sejam realizados futuramente”, acrescentou Esther.

Durante os três dias de evento, a Diretoria Executiva do CRMV-ES foi representada pelo presidente José Carlos Landeiro, conhecido como Cacau. A organização contou com a atuação de Natália Luchini, chefe do setor de eventos, Bárbara Azalim, assessora de comunicação, André Amaral, assessor da Presidência, Gabrielli Simões, chefe do setor de atendimento, e Geuzimarie Barros, auxiliar de serviços gerais do Conselho. Também estiveram presentes a médica-veterinária Letícia Barcellos, da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal, e as médicas-veterinárias Gabriella Lima e Jenniffer Fernandes, da Comissão Técnica de Saúde Única, e os conselheiros Fransérgio Souza, Marco Rocha e Tatiana Sacchi.
O curso também teve entre o público as conselheiras Bruna Devens e Gabriela Gabriel, e as ex-presidentes do CRMV-ES, Maria da Glória Alves Cunha e Virgínia Emerich.
O curso foi mais uma iniciativa da atual gestão em prol da Medicina Veterinária capixaba, possibilitando aos profissionais acesso a conhecimento técnico qualificado e gratuito sobre área da Medicina Veterinária Legal.
SOBRE A ABMVL
A Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) reúne profissionais e estudantes interessados na aplicação dos conhecimentos da Medicina Veterinária nas áreas penal, cível, securitária, ética, mediações, consultorias e auditorias. A instituição atua na promoção do debate científico, na formação profissional e no desenvolvimento da Medicina Veterinária Legal no país, estimulando pesquisas, produção técnica e inclusão do tema em currículos acadêmicos, além de apoiar a realização de eventos, cursos e publicações voltadas ao aprimoramento da área. Interessados podem se associar pelo site da instituição.




























































