Skip to content

História

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo foi criado no dia 30 de julho de 1981, quando no salão nobre do Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, tomou posse a Comissão Diretora Provisória, constituída pelos médicos veterinários Antero Dadalto, Vinícius Alves e Antônio Carlos Barletta.

A primeira Diretoria eleita tomou posse em 15 de abril de 1982 e era assim constituída:
           – Presidente: Dr. Antero Dadalto
           – Vice Presidente: Dr. Antônio Carlos Barletta
           – Secretário Geral: Dr. Vinícius Alves
           – Tesoureiro: Dr. Sadi Caetano de Azevedo
           – Conselheiros Efetivos:
                – Dr. Anselmo Santanna
                – Dr. Carlos Mota
                – Dr. Carlos Gilberto Neves Maciel
                – Dr. Cleres Pereira Gomes
                – Dr. Eudo Max Bompeixe Schutte

Desde o início, o programar de educação continuada e a interiorização foram estímulos importantes do trabalho do CRMV. 
Sua sede própria foi adquirida em 14 de agosto de 1992, sob a presidência de Amilson Pereira Said, com apoio financeira do CFMV. 

Na década de 1990, face à política do Conselho em incentivar e estimular a implantação dos serviços de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vigilância sanitária, esses se tornaram campos promissores no estado. 

Em parceria com a Empresa Espírito Santense de Pecuária (EMESPE), o Conselho atuou no controle da febre aftosa, em um programa desenvolvido e executado por vários anos considerado modelo no país, e trabalhou também em prol de melhores condições para os pecuaristas, diversificando suas atividades, levando mais tecnologia e proporcionando maior rentabilidade na produção. 

O estado estimulou a assistência veterinária, implantando o laboratório de diagnóstico de raiva animal e humana, anemia infecciosa equina e brucelose; e intensificou a fiscalização de produtos de origem animal, exercendo o controle higiênico-sanitário da carne, leite e derivados consumidos no estado.