CRMV-ES
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo
  • Siscad
  • Anuidade
  • Certidão
  • Whatsapp
27 3324-3877 [email protected]
  • Institucional
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Quem é quem
      • Diretoria Executiva
      • Conselheiros Efetivos
      • Conselheiros Suplentes
      • Servidores
    • Comissões Temáticas
    • Organograma
    • Carta de Serviço
  • Legislação
    • Portarias CRMV-ES
    • Resoluções CRMV-ES
    • Legislação CFMV
  • Denúncias
    • Denúncia contra Profissional
    • Denúncia de Estabelecimento Irregular
    • Solicitação de Documentos
    • Denúncia por exercício ilegal da profissão
    • Denúncia por maus-tratos
  • Cobrança
    • Saldão de Pagamento
    • Anuidade 2022
  • Profissionais
    • Localizar profissionais
    • Atualização cadastral
    • Título de Especialista
    • Cancelamento
    • Certidão Negativa
    • Conversão de Inscrição Provisória para Definitiva
    • Inscrição Definitiva (com diploma)
    • Inscrição Provisória (sem diploma)
    • Inscrição Secundária
    • Isenção de anuidade
    • Reativação de Inscrição
    • Transferência
    • 2ª Via de Carteira
  • Empresas
    • Cursos de auxiliar de veterinário
    • Atualização de Pessoa Jurídica
    • Cancelamento de Pessoa Jurídica
    • Cancelamento de Registro de Consultório no CPF
    • Recurso Administrativo e Multa
    • Inclusão de Atividades Veterinárias no Registro de PJ
    • Reativação de Registro de Pessoa Jurídica
    • Registro
      • Pessoa Jurídica
      • Microempreendedor
      • Banho e Tosa
      • Produtor Rural
      • Consultório no CPF
      • Clínica
      • Hospital
    • Suspensão PJ
  • ART Online
    • ART Online
    • Renovação de ART
    • Baixa de ART
  • Transparência
    • Atas
    • Gestão Financeira
      • Balanços Financeiros
      • Comparativo de Despesa
      • Comparativo de Receita
      • Diárias, Jetons e Ajuda de custo
      • Liquidação e Pagamento
      • Relação de Empenhos
      • Demonstrativos comparativos
      • Cota Parte
      • Inventário
    • Documentos Financeiros do Exercício
    • Gestão de Pessoas
      • Concursos
      • Remuneração
      • Acordo Coletivo
      • Quadro de Pessoal
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações
    • Prestação de Contas mensal
    • Relatórios de Gestão
    • Planejamento Estratégico
    • Gestão de Risco
  • Ouvidoria e LAI
  • Início >
  • Doma: confira mais sobre esse processo >

Doma: confira mais sobre esse processo

Doma

Doma é o processo pelo qual o cavalo passa antes de aceitar ser montado pelo cavaleiro. Existe a doma de baixo, que consiste em aceitar a colocação do cabresto e respeitá-lo, permitir que se erga os membros e que se faça a higiene normal como rasquear e escovar o pelo. Alguns englobam também nessa fase o período em que se ensina os comandos de rédeas sem montar no animal, com a técnica do charreteamento. A doma de cima é aquela que consiste em encilhar o animal e montá-lo, ensinando os comandos para direcionar o animal, realizar transições e controle da velocidade. Após a doma, o animal receberá treinamento específico para a modalidade em que for competir, se for um animal de esporte.

Existem muitas técnicas diferentes para se domar os cavalos, algumas bem recentes e outras que fazem parte da cultura local, passadas de pai para filho, como a doma gaúcha, também chamada de tradicional.

Doma Tradicional (assista ao vídeo)

Na doma gaúcha, o cavalo chucro é encilhado sem nunca antes ter tido contato com o material de montaria e normalmente muito pouco contato com pessoas. O ginete monta o animal, que corcoveia e tenta derrubar o cavaleiro. É comum usar esporas e chicotes para instigar o animal e assim cansá-lo mais rápido. Quando o animal fica exausto e para de pular, se ensina os comandos de direção e de velocidade.

Outros tipos de doma tradicional englobam atividades como laçar o cavalo, derrubá-lo, uso de peia por uso prolongado e uso de punição ao invés de recompensa. Normalmente ainda se utilizam muitos elementos da doma tradicional ao se domarem cavalos no Brasil, mesmo quando se usa a chamada de "racional".

Doma Racional (assista ao vídeo)

Nesse modelo se prega o respeito ao cavalo, com o uso de recompensas ao invés de punições durante a doma.

"Join up"-Monty Roberts (assista aos vídeos 1); (2); (3): O americano Monty Roberts divulgou uma forma de domar cavalos que envolve o uso de um redondel. O cavalo é mantido à distância e correndo até que apresente sinais de submissão (como baixar a cabeça e mastigação) e aceite a aproximação do homem. Se o cavalo tentar se esquivar à aproximação humana ou ao uso dos materiais de montaria, é novamente mantido em movimento, até que não mostre reações negativas. Nesse caso, o animal é recompensado com carinho e descanso. Com essa técnica, em menos de uma hora é possível montar a maioria dos cavalos.

Doma passo a passo:

O ideal é acostumar o potro a andar com o cabresto desde os primeiros meses. No início, o melhor é usar uma guia grande presa ao cabresto e passar atrás da garupa do potro, e fazê-lo seguir a mãe por distâncias muito curtas. Depois que ele estiver acostumado a andar para a frente, faça ele parar por alguns momentos, enquanto a mãe também está parada, alguns metros à frente. 


Cabresteando o potro da maneira correta

Depois da desmama por volta dos 6 meses, se deve acostumá-lo a andar sozinho com o cabresto. Se ele já estava acostumado a seguir a mãe com o cabresto, provavelmente não haverá  dificuldades. Primeiro para a frente e mais tarde fazendo ele recuar alguns passos. O cuidado com a higiene é uma parte importante da doma de baixo. O cavalo deve ser rasqueado e escovado uma vez ao dia, seus cascos devem ser levantados e limpos, deve-se passar a mão por todo o corpo do animal, para que ele perca as cócegas e medo do homem, se acostumando com uma rotina que será seguida por toda a vida. De vez em quando, deve-se dar banho, começando pelos cascos, a seguir pela garupa, ventre, dorso, pescoço e cabeça.


C:\Users\Administrador\Pictures\doma.jpg
Acostumando o potro com o manejo

Quando o potro estiver atingido cerca de dois anos de idade, deve ter início o condicionamento físico do animal. Com o auxílio de uma guia longa, faça o potro trabalhar em círculos amplos, inicialmente ao passo e trote. Se o animal se recusa a caminhar para a frente, peça a um ajudante que puxe o animal no começo ou “toque’ o cavalo para que esse inicie o movimento. Lembre-se de alternar de lado e de que no início o treinamento deve ser breve, não passando de 10-15 minutos, podendo se estender conforme o cavalo for se acostumando ao exercício. Assim que o potro estiver andando ao passo e trote, comece também a pedir o galope. Um som deve ser usado para o potro iniciar o movimento e outro para diminuir a velocidade ou parar. Normalmente são utilizados estalos dos lábios para aumentar a velocidade e a palavra “ouu” ou um assovio para diminuir. Ao invés da guia, um redondel também pode ser utilizado para exercitar o potro.


C:\Users\Administrador\Pictures\doma4.jpg
Exercitando o potro

Exercícios de flexionamento são importantes: com o cavalo parado, puxe a guia do cabresto para um dos lado até o cavalo encurvar o pescoço pelo menos 90 graus. Deixe o animal nessa posição por apenas alguns segundos e libere-o, como recompensa. Repita o exercício rotineiramente, para os dois lados. Conforme o potro for se acostumando, pode fazê-lo quase encostar a ponta do focinho na paleta, aumentando a encurvatura e deixando-o mais tempo na posição, sem nunca ultrapassar 20 segundos. O alongamento da musculatura do cavalo é diferente da dos humanos. Apenas 15 a 20 segundos é suficiente para alongar o cavalo, enquanto o homem necessita ao menos 1 minuto. É com repetição de curtos períodos que se aumenta a flexibilidade do cavalo, e não com longos períodos. Deixar o animal amarrado por longos períodos nessas posições provoca muita dor e pode inclusive lesar as fibras musculares, ao invés de aumentar a flexibilidade.


C:\Users\Administrador\Pictures\doma1.jpg
Exercícior de flexão lateral

Após a sessão de exercício, apresente a manta de montaria ao potro, deixando-o cheirar o objeto. Coloque suavemente sobre o dorso e passe sobre o pescoço, a garupa e membros do animal. Se esse se afastar, recomece o exercício. Após alguns momentos, faça o portro parar e tente novamente. Quando ele se mostrar tranquilo ou ao menos se mantiver parado com a manta, afaste a manta e deixe-o um tempo sem pressão, acariciando-o. Deixe cada vez a manta por mais tempo antes de recompensá-lo. Depois que ele se acostumou com a manta, uma corda ou tira de couro deve ser colocada ao redor do tórax para simular o aperto da barrigueira, sem no entanto apertar muito no início. Faça o potro caminhar e mais tarde se exercitar com a manta e a “barrigueira”. Quando ele se mostrar calmo, coloque a sela, aperte e novamente faça ele caminhar para se acostumar com o peso e o balanço dos estribos na pele. Na maioria dos potros já domados de cabresto, em apenas um dia o animal estará completamente acostumado com a manta e a sela.


Após repetir a experiência do potro se exercitar com a manta e a sela, sem corcovear ou estranhar, é hora de introduzir a embocadura. No início, é melhor colocar uma tira de couro ou uma embodura de silicone no lugar das embocaduras de metal. Estando do lado esquerdo do potro, segure a cabeçada com a mão direita e a embocadura com a mão esquerda, colocando suavemente no espaço sem dentes (barra). Deve se formar uma ou duas pregas na comissura labial do cavalo, quando o tamanho da cabeçada está bem ajustado. No início, deixe por poucos minutos a embocadura, retirando logo depois e acariciando o cavalo. Quando ele estiver mais acostumado, comece a realizar os exercícios com a embocadura, no entanto mantendo ainda a guia ligada ao cabresto.


Assim que o cavalo estiver acostumado a se exercitar com a embocadura (ainda que sem ser usada para o comando do cavalo), tem início a fase de charreteamento. No cavalo, usando uma barrigueira de charreteamento, se coloca um bridão, ao qual se prendem duas guias longas, uma de cada lado. O domador se colca atrás do cavalo, cada mão segurando uma guia, que passa pela barrigueira e chega na embocadura. O cavalo é estimulado a se locomover com o som a que já foi acostumado (normalmente estalo dos lábios), de forma tranquila e ao passo. No início outra pessoa pode puxar o potro se for necessário. O domador deve fazer o cavalo virar para a esquerda e direita repetidas vezes, tracionando a rédea esquerda e a direita com suavidade, porém firmeza.


C:\Users\Administrador\Pictures\doma3.jpg
Charreteamento

Assim que o cavalo sabe os comandos de iniciar o movimento, parar, virar para os dois lados, já está fisicamente condicionado e preparado ao exercício e acostumado a todos os materiais de montaria, é hora de aprender a ser montado.


Após os exercícios habituais, porém mantidos por apenas alguns minutos para não cansar o potro, este é levado ao centro do redondel ou pista. Enquanto uma pessoa permanece segurando a guia, a outra se aproxima devagar do potro, acariciando-o. A seguir, virada de frente para o lado esquerdo do potro, coloca parte do peso do corpo no estribo, retirando em seguida o pé. Esse movimento é repetido diversas vezes, até que o potro não mostre nenhum sinal de apreensão. Nesse caso, a pessoa passa a apoiar cada vez mais o peso, chegando a apoiar todo o peso e encostar a barriga na sela, descendo rapidamente após. O próximo passo, se o potro se mantiver tranquilo, é passar a perna direita para o outro lado e sentar-se na sela. Novamente, a pessoa deve descer em seguida, para mostrar ao potro que não há perigo. Quando ele estiver tranquilo, a pessoa pode permancer na sela e o animal é puxado lentamente pela guia, até se acostumar. A seguir, a pessoa que guia o potro deve deixar a guia frouxa ou retirá-la, deixando que o cavaleiro controle o animal com as rédeas. Porém, a pessoa no chão deve permancer próxima para qualquer eventualidade. O potro logo percebe que não há grande diferença entre obedecer as rédeas com o cavaleiro montado e obedecer as rédeas longas com o domador no chão.


C:\Users\Administrador\Pictures\doma5.jpg
Subindo pela primeira vez

Assim que o potro estiver obedecendo o cavaleiro montado, em todas as direções ao passo, pode passar ao trote e mais tarde ao galope. Os exercícios de flexionamento devem continuar sendo realizados, assim como o recuo. Logo o cavalo deve sair da pista ou redondel e passar a andar em locais mais abertos e com mais estímulos, como árvores, outros animais, objetos que desconheça, veículos, sacolas plásticas, entre outros. Subir e descer terrenos acidentados dá mais equilíbrio e confiança ao cavalo. No início, a companhia de um outro cavalo mais experiente e calmo, chamdo de “madrinha”, pode ser benéfico. Acostumar o cavalo a situações diferentes básicas faz parte da doma, caso contrário o animal poderá se descontrolar com as situações mais triviais, porém desconhecidas para ele, que poderão levar a acidentes graves.


Assim que o cavalo se mostrar um animal calmo e confiável em diferenes ambientes e situações; obediente nos diferentes andamentos e direções, permitindo o manejo rotineiro sem sinais de agressão ou medo, pode-se dizer que está domado. Ao fim desse período, pode passar a receber treinamento específico para a tarefa ou modalidade esportiva a que se destina, por exemplo trabalho com gado, salto, baliza e tambor, adestramento.


É importante lembrar que durante a doma nunca se deve bater no animal. Sempre que ele fizer corretamente o que pedimos, deve ser recompensado imediatamente, para que entenda que “acertou”. Se ele se recusa a obedecer algum comando novo, deve-se voltar à etapa imediatamente anterior, que ele já domina. O cavalo aprende por repetição e associação, portanto tranquilidade e paciência é fundamental na doma dos equinos.

 

Texto por Louise Tezza

Fontes consultadas:

MORGADO, Cel Felix B. Adestramento do cavalo. 2a edição. São Paulo: Editora Nobel, 1990

JONES, Mark. Breaking-in. www.markjonestrainingstables.com.au 

Informações relacionadas

Cópia de Convocação

Destaques, Notícias, Últimas

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publica Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para cães e gatos.

Convocação

Destaques, Notícias, Últimas

CRMV-ES convoca agente administrativo aprovado em concurso

WhatsApp Image 2022-06-22 at 08.37.51

Destaques, Notícias, Últimas

Webinar: “Aplicabilidade e limitações da Lei nº 14.228/2021” Faça sua inscrição!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos e política de privacidade do site. Política de Privacidade
Entendo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR